Teste de torque de tampa de garrafa PET

Especificação

Há mais de um século que a Água de Luso é um dos nomes com mais fama no campo da água mineral em Portugal.

A água mineral Água de Luso é embalada numa diversidade de tamanhos de garrafas de plástico (PET) e é essencial que as tampas das suas garrafas sejam fáceis de abrir, sendo ao mesmo tempo aplicadas de forma suficientemente apertada para garantir que não ocorrem fugas das garrafas.

A fim de garantir a qualidade das suas embalagens, a Água de Luso pretendia testar o torque de abertura e o torque de rotura das tampas de segurança das suas garrafas. A empresa adquiriu cinco torquímetros digitais Tornado da Mecmesin, para quantificar de forma precisa o torque aplicado às tampas das garrafas. Os Tornados com capacidade de 10 N.m, fáceis de usar, revelaram-se uma boa escolha para a Água de Luso.

 

Solução

A fim de assegurar a qualidade e consistência, a Água de Luso testa as suas garrafas para verificar se cumprem os padrões da empresa. A intervalos determinados, operadores na fábrica de engarrafamento, no Luso, colocam garrafas cheias no torquímetro digital Tornado e a tampa é testada para verificar se é fácil de abrir e se veda bem.

Antes de a Água de Luso adquirir os Tornados, os testes de torque das tampas das garrafas eram efetuados utilizando um dispositivo de teste manual analógico. A tecnologia de captação de torque digital do Tornado combinada com comandos claros e intuitivos, parâmetros de aprovação/reprovação fáceis de ler e uma memória integrada para guardar resultados estatísticos, oferece uma muito maior exatidão e facilidade de uso.

A Água de Luso recomenda o torquímetro digital Tornado da Mecmesin pela sua exatidão, portabilidade e simplicidade de utilização e elogia o apoio técnico e o eficiente serviço de calibragem oferecido pelo distribuidor português da Mecmesin, a Egitron. Para a Água de Luso, as recompensas dos torquímetros de tampas Tornado são óbvias: garantir a satisfação dos clientes com a facilidade de abertura das tampas, mantendo simultaneamente a integridade das suas embalagens e evitando problemas relativos à qualidade.

 

Testemunhos

"A Mecmesin, através do seu fornecedor português, a Egitron, apresentou-nos uma boa solução: equipamento fiável e facilidade de utilização, adequados às nossas necessidades. Todos os nossos operadores são capazes de usar este equipamento, porque é muito simples de usar. Gosto de lidar com a Egitron, porque oferecem um excelente apoio técnico."

Miguel Carvalho, Diretor de Qualidade, Água de Luso, Portugal