S'il vous plaît sélectionner un continent près de chez vous:

 

Teste de resistência à tração de tecido para balões

 

Especificação

BalloonCloth1 191

Ultramagic é o segundo maior fabricante mundial de balões de ar quente. Por razões óbvias de segurança, o material utilizado tem de obedecer a normas rígidas aplicáveis à indústria aeronáutica. Isto exige que a empresa leve a cabo avaliações controladas do material utilizado em diferentes áreas do envelope do balão.

A Ultra Magic pretendia um sistema de teste para efetuar testes de resistência à tração no tecido dos balões. A parte principal do envelope é fabricada em nylon, que é revestido por um vadante, por ex. silicone, que o torna impermeável ao ar, enquanto a boca do balão é fabricada em material resistente ao calor.

 

Solução

BalloonCloth2 191

Mecmesin forneceu um sistema de teste MultiTest 2.5, com capacidade para medir forças de tração até 2500N, um Advanced Force Gauge (AFG) e um par de garras de torno grandes de ação simples (garras onduladas). A Ultra Magic precisava de realizar o mesmo teste para os diferentes tecidos e revestimentos utilizados na manufatura do envelope.

O fornecedor testa amostras com 45 mm de largura por 120 mm de comprimento. cada amostra é fixada nas garras onduladas antes de efetuar o teste de tração a uma velocidade de 50 mm/min.Dependendo do material, espera-se que as forças de tração se situem numa gama de 700N - 1100N. Para a maior exatidão dos resultados, são usadas garras onduladas, pois têm capacidade para agarrar as amostras de forma segura, sem o picar e, consequentemente, sem enfraquecer o material nesses pontos. A Ultra Magic também utiliza este sistema para efetuar diversos outros testes, incluindo:

 

  • Teste de resistência à tração de tecidos para balões sujeitos a um processo de envelhecimento acelerado. Este é produzido a partir da radiação de uma lâmpada de xénon e realizado para prever o efeito da luz solar sobre o tecido ao longo do tempo.
  • Teste que mede a facilidade com que pode ser rasgado o tecido de um balão, levado a cabo numa amostra de teste com 50 mm de largura, a uma velocidade de 50mm/min, em que as forças se situam numa gama de 50N até mais de 350N.
  • Realização de testes de tração em costuras e elementos de fixação, para determinar a resistência máxima.

 

Sistema

  • MultiTest 2.5
  • AFG (Advanced Force Gauge)
  • Par de garras de torno grandes de ação simples - garras onduladas

 

Testemunho

"Este sistema de teste é perfeitamente adequado às nossas necessidades, dando-nos a flexibilidade de que necessitamos para realizar múltiplos testes com a certeza de obter resultados exatos fiáveis. Realizar estas medições de qualidade dentro da própria empresa significa que estamos também poupando significativamente nos custos , uma vez que já não precisamos dos serviços de laboratórios de testes externos."

 

Jordi Vives-Tallo, Engenheiro, Ultra Magic, Espanha