S'il vous plaît sélectionner un continent près de chez vous:

 

Teste de flexão em 3 pontos para espuma de prancha de surf

 

Especificação

Foam-3-point-bend-test2

Uma empresa produtora de placas para pranchas de surf, feitas de espuma de poliuretano (PU) rígida, adotou um programa de teste rigoroso, para garantir a rigidez da espuma e aresistência do produto final, a prancha de surf. A placa tem de manter um determinado nível de dureza ao longo da construção, para garantir a sua resistência e resposta ao ?flutuar sobre as ondas. A empresa pretendia uma solução de teste para determinar a resistência a carga máxima de amostras de espuma PU, comprimindo-as até à ocorrência de falha.. Era também necessária uma representação gráfica de todos os testes, que constituísse uma forma simples de comparar resultados..

 

Solucao

Foam-3-point-bend-test3

Mecmesin ofereceu uma solução adequada, sob a forma de um sistema de teste motorizado, juntamente com um Advanced Force Gauge (AFG) e um dispositivo para flexão em 3 pontos, todos com capacidade para testar até 1000N. Além disso, foi fornecido ao cliente o software Emperor™ Lite para Windows, que proporciona aos utilizadores uma visualização do teste em "tempo real" num ecrã de computador e permite a realização de avaliações, depois de concluído o teste.

O dispositivo para flexão em 3 pontos é constituído por uma placa de apoio com 120 mm de largura e 2 braços de apoio ajustáveis com 60 mm de altura, cada um dos quais terminando em tirantes de aço inoxidável de elevada resistência, com 3 mm de diâmetro, para um teste sem fricção e à prova de danos. A espuma é colocada em posição simétrica sobre os braços de apoio, permitindo a aplicação de uma quantidade de força uniforme sobre cada amostra. A lâmina é então descida a uma velocidade constante de 30 mm/min., para deformar a amostra, provocando fratura e quebra em seu ponto mais fraco.

À medida que decorre a avaliação, o software apresenta os dados do teste sob a forma de gráfico, permitindo aos engenheiros e ao pessoal do controlo de qualidade analisar os resultados em maior detalhe e identificar áreas exatas de interesse. Utilizando esta solução de teste, a empresa ficou em muito melhor posição para garantir o desempenho do produto e fazer julgamentos objetivos relativamente à qualidade do material utilizado em seus produtos.

 

Sistema

  • MultiTest 1-d - estrutura de teste motorizada, com capacidade para 1000N
  • AFG 1000N
  • Dispositivo para flexão em 3 pontos