S'il vous plaît sélectionner un continent près de chez vous:

 

Teste de extração de rolhas


 

Especificação

Sibel fabrica rolhas para a indústria do vinho e bebidas espirituosas, na região de Champagne, em França. A empresa se orgulha de trabalhar em estreita relação com seus clientes, tendo em conta seus requisitos e expetativas relativamente à segurança. Um factor importante em relação ao champanhe e ao vinho gasoso, em particular, é o risco de ferimentos causados pela rolha que salta ao abrir a garrafa. Mesmo quando o manuseamento é correto, a pressão no gargalo de uma garrafa implica que a rolha pode se soltar a aproximadamente 100km/h.

A Sibel fabrica rolhas MYTIK utilizando tecnologia industrial avançada, para permitir extrair a rolha com maior facilidade. Para garantir a qualidade do produto, a Sibel precisava testar a força de extração da rolha, usando um torquímetro.

 

Solução

A indústria do champanhe costumava medir a força de extração de rolhas manualmente, com um humano puxando as rolhas fisicamente para fora das garrafas. Este método apenas possibilitava uma avaliação subjetiva, não sendo, por isso, estabelecida uma medida de qualidade padronizada.

Para retificar esta situação, foi selecionado um sistema digital da Mecmesin, para efetuar verificações de qualidade antes do envio dos produtos. Uma chave torque ligada a um indicador digital AFG mede o torque necessário para iniciar a rotação da rolha. Um acessório específico é usado para agarrar firmemente a rolha, permitindo que seja solta em segurança. A utilização deste sistema digital proporciona uma medição mais exata e repetível, quando comparada com o método antigo. Na região de Champagne, foi definida uma gama aceitável para a libertação da rolha entre 1,5N.m e 2,5N.m.


Sistema

  •     Chave torque "Smart" 10N.m
  •     Acessório específico para segurar rolha de champanhe
  •     Advanced Force Gauge (AFG) 1000N usado como indicador de sensor de torque

 

Testimonial

"Enquanto fornecedor responsável, estamos empenhados em garantir a segurança dos nossos produtos. A solução oferecida pela Mecmesin significa que podemos monitorizar a força de extração de nossas rolhas, para garantir que nossos clientes recebem um produto final nas melhores condições."

Frederic Junge, Enólogo - Gestor de qualidade, Sibel SA - Oeneo Subsidiary.