Teste de extração de 1000$ rolhas para uísque

 

Especificação

Para melhorar a qualidade e o armazenamento de seu produto de excelência de 1000$, a equipa de I&D de um importante fabricante de uísque escocês precisava otimizar o design das rolhas de suas garrafas. Chegaram à conclusão de que a resistência e a performance de suas rolhas reutilizáveis podia ser garantida através de testes sistemáticos das características de ambas as partes das rolhas.


Parte de cortiça:

  • acabamento para o gargalo da garrafa
  • lubrificante de cortiça


Parte superior:

  • resistência da cola que une a parte superior à parte de cortiça

 

A medição destas características é essencial para a conceção de rolhas que sejam removíveis e reutilizáveis, mas que evitem a evaporação do conteúdo e não se degradem no interior da garrafa. A equipa necessitava de um sistema de teste capaz de medir o torque e a força necessários para retirar a rolha de forma síncrona, que simulasse a utilização natural:

 

  • Torque - a extração começa com uma rotação. Tem de ser possível rodar a rolha usando um torque aceitável
  • Força de extração - a rolha é puxada para cima e para fora da garrafa. Tem de ser possível puxar a rolha usando uma força aceitável

 

As rolhas do fabricante têm de obedecer à norma ISO 9727-5, que especifica um método de teste para determinar a força máxima necessária para extrair uma rolha de cortiça cilíndrica.

 

Solução

Trabalhando em estreita colaboração com a equipa de I&D, Mecmesin desenvolveu o testador de extração Combi Cork-i, , um sistema de teste de extração de rolhas multifuncional inovador que testa de forma síncrona ambas as fases da extração da rolha (rodar e puxar).

Um mandril de acionamento manual prende a rolha e um suporte para garrafas segura a garrafa. O suporte é colocado na posição correta utilizando porcas de aperto manual e pinos roscados e a garrafa fixada no suporte com grampos de alavanca de desengate rápido. Quando o teste é iniciado, o mandril que agarra a rolha roda para a esquerda e o suporte desloca-se para baixo, simulando a ação normal de extração da rolha. O torque e a força são registrados e o teste termina quando a rolha é removida. Se forem necessários dados que descrevam a performance da rolha em repetidas aberturas e fechos, é também possível programar múltiplos ciclos. A fase de fecho do teste cíclico é o reverso do teste de abertura: ou seja, o mandril roda a rolha para a direita e o suporte desloca a garrafa para cima, até encontrar a parte superior da rolha.

Os dados relativos ao torque são enviados para um PC com o programa Emperor Lite™ de Mecmesin e os dados relativos à força para o programa Emperor™ completo, no mesmo PC.

Uma folha de Excel® personalizada combina os dados de torque e de força para a apresentação do teste em formatos estatísticos e gráficos.

É possível associar ao Combi Cork-i outros acessórios, para poder efetuar também testes de corte da rolha e separação por tração da parte superior e da rolha.

 

Sistema

O testador de extração Combi Cork-i inclui:

  • Sistema de teste de força e torque bidirecional
  • Sensor de torque rotativo, capacidade 15N.m
  • Indicador digital AFTI
  • Pegas e acessórios para rolhas e garrafas
  • Software Emperor™ e software Emperor™ Lite
  • Folha de Excel® personalizada