Teste de delaminação de embalagens plásticas

 

Especificação

A indústria de embalagens alimentares há muito se preocupa com a formação de bolhas, flexão fissuras e fugas nos materiais flexíveis e vedações de embalagens plásticas.
Um famoso fabricante global de alimentos e bebidas precisava testar as películas de embalagens plásticas laminadas que protegem produtos como suas populares refeições prontas para microondas.

A película plástica é fabricada a partir de múltiplas camadas de película laminada e suporta um intenso processamento térmico para efetuar a vedação térmica e esterilizar os alimentos que contém. Este método de embalagem confere ao produto estabilidade ao longo da sua duração, ao mesmo tempo que proporciona aos consumidores a toda a conveniência e proteção contra microorganismos perigosos.

 

Solução

Dados que vedações abertas ou fissuras na película podem levar a contaminação ou fazer com que os alimentos se estraguem, causando intoxicações alimentares, este fabricante precisava efetuar testes de delaminação para determinar o seguinte:

  • resistência à tração de películas plásticas pré-cortadas
  • comportamento em termos de delaminação de embalagens acabadas
  • conformidade dos comportamentos relativos a tração e delaminação com as especificações definidas pela empresa

Para obter uma perspetiva fiável do comportamento das vedações de suas embalagens, este fabricante selecionou um sistema de teste Mecmesin controlado por computador, equipado com uma mesa para tração e delaminação feita à medida.

O sistema Mecmesin permite a realização de testes de delaminação a 90 graus. O recipiente em forma de tigela é mantido entre quatro pegas de fixação, numa base plana fixada a uma mesa assistida para tração e delaminação e a aba da película do recipiente é segurada por uma garra com mordentes de face plana. A mesa desloca o recipiente na horizontal, no sentido oposto à delaminação, à mesma velocidade a que a garra puxa a aba da película para cima (150mm/min). Estes movimentos sincronizados fazem com que a película seja retirada, de maneira uniforme, a 90 graus. O teste termina quando a película é completamente separada do recipiente. O avançado sistema MultiTest 1-i usa o software de teste Emperor™ de Mecmesin num PC, para registrar e apresentar o comportamento da amostra durante o teste. A força máxima é identificada e é apresentado um gráfico pormenorizado de cada teste, permitindo a identificação de defeitos e a localização de falhas de adesão.

O resultado é uma maior consistência na aplicação de cola e qualidade da vedação do recipiente em película plástica, o que reduz a probabilidade de reclamações por parte dos clientes e desperdício.

 

Sistema

  • Estrutura de teste MultiTest 1-i controlada por computador, com capacidade para 1000N
  • Mesa assistida para tração e delaminação
  • Garra com mordentes de faces planas
  • Software Emperor™ (num PC)