Teste de conetor em componentes de injeção de combustível
Especificao Eram necessários diversos testes destrutivos e não destrutivos para um conjunto de componentes em plástico utilizado num sistema de injeção de combustível. Os testes incluíam:
(i) teste de tensão não destrutivo num conetor plano (como ilustrado). (ii) teste de inserção e extração num casquilho de bronze dentro do conjunto de componentes. (iii) teste de inserção e extração num conetor com terminal garfo.
Solução O corpo, em plástico branco, foi preso num acessório de fixação montado numa mesa de movimentos cruzados na base do sistema PCM VersaTest controlado por computador. Isto permitiu o posicionamento rápido e fácil abaixo da célula de carga dos vários componentes deste conjunto. Um dispositivo de fixação com gancho desfasado foi montado numa articulação e ligado à célula de carga PCM. O gancho foi colocado no orifício do conetor plano e foi aplicada uma carga 250N. Se o conetor resistisse a esta força sem sair do conjunto de componentes, cumpria os requisitos da especificação. A versatilidade do software PCM era essencial para a programação de outros testes destrutivos e não destrutivos, solicitando comandos de software de manutenção de carga, de acréscimo de carga e de indicação de aprovado/rejeitado.
Sistema
Fornecido a Robert Bosch, República Checa |