S'il vous plaît sélectionner un continent près de chez vous:

 

Teste de coeficiente de fricção

 

Especificação

AppsPackaging 0001 210

Uma fábrica de impressão precisava testar o material de embalagem que estava a utilizar, a fim de melhorar seus processos e estabelecer configurações ideais da maquinaria. A empresa procurava uma solução que proporcionasse resultados consistentes e desempenho fiável. Mecmesin aconselhou a empresa a usar um teste de coeficiente de fricção para determinar as propriedades de "deslizamento" das embalagens.

Um teste de coeficiente de fricção identifica os valores de fricção dos materiais e a forma como superfícies de diferentes materiais se relacionam entre si. Por exemplo, se o coeficiente for demasiado elevado, o material não pode ser introduzido em toda a maquinaria de forma eficaz, o que provoca problemas na alimentação.

 

Solução

AppsPackaging 0004-180

Mecmesin forneceu um sistema de teste de coeficiente de fricção (COF), capaz de medir os valores dos coeficientes de fricção estático e cinético. O teste é realizado puxando um bloco achatado de massa conhecida através do material posicionado sobre uma mesa plana. Tanto a força máxima necessária para iniciar o movimento (estática), como a força média necessária para manter o movimento (cinética) são medidas de forma exata e repetidamente, para determinar os coeficientes.

Esta solução de teste utiliza um sistema MultiTest-i, que é controlado através de um PC. O software permite visualizar na tela uma representação gráfica do teste, com cálculo automático dos coeficientes de fricção estático e cinético. Isto fornece mais dados relativamente à estrutura da superfície do material e às propriedades friccionais, incluindo o atrito quando a superfície vibra durante o deslizamento dinâmico.

O teste forneceu à empresa informações valiosas, a partir das quais pôde otimizar seus processos, como, por exemplo, a cronometragem das máquinas. Anomalias que pudessem ter causado fraco desempenho no passado foram facilmente identificadas, o que resultou numa maior eficiência na linha de produção, ao mesmo tempo que minimizou o risco de problemas de alimentação.

 

Sistema

A solução do sistema de teste de coeficiente de fricção inclui:

  • Sistema de teste MultiTest-i controlado por computador
  • Mesa de testes horizontal
  • Bloco de massa conhecida
  • Gancho de teste