Óculos ajustáveis

 

Especificação

Adlens fabrica lentes adaptáveis usadas em óculos distribuídos em todo o mundo. A potência das lentes altera-se rodando um regulador na parte lateral dos óculos. Uma vez alcançada a regulação correta, os reguladores podem ser retirados, fixando-se assim permanentemente a potência da lente.

A empresa pretendia verificar a ergonomia e repetibilidade dos componentes usados na produção dos óculos, a fim de otimizar o processo e testar seu produto final. Um de seus objetivos consistia em fazer reguladores e alavancas que funcionassem tão suavemente e de forma tão fiável quanto possível, para facilitar a utilização por parte do cliente. Os testes tinham de ser realizados em conformidade com a norma ISO 13485 para dispositivos médicos.

 

Regulador de óculos apresentado para testar no acessório especial de teste Óculos graduados Hemisphere com lentes adaptáveis

 

Solução

Mecmesin foi recomendada à Adlens através de um outro cliente, a Henkel. Mecmesin forneceu à Adlens um sistema de teste Vortex-i controlado por computador e célula de carga inteligente, que foi combinado com acessórios especiais, concebidos pela própria Adlens, para realizar os testes de que necessitavam.

Com o acessório especial montado de forma segura no Vortex-i, uma lente de amostra, com um regulador, é colocada no acessório. O Vortex-i é pré-programado para efetuar 10 ou 1,5 rotações, 1,5 para verificações finais e 10 para testes de verificação de amostras destrutivos. Como um de seus objetivos consiste em assegurar o funcionamento suave do regulador, a representação gráfica, proporcionada pelo software do sistema, EmperorTM, significa uma identificação fácil de anomalias no movimento do regulador. É necessária uma análise comparativa entre vários reguladores.

A capacidade de efetuar cálculos e programar testes de acordo com suas próprias especificações exatas revelou-se muito benéfico para Adlens. A introdução do Vortex-i nas próprias instalações conduziu a uma redução substancial dos custos de testes associados, pois não necessitam mais usar um laboratório especializado para testar suas amostras. Este sistema permite também uma resposta muito mais rápida a sua equipa de design.

 

Sistema

  • Estrutura de teste Vortex-i controlada por computador
  • Célula de carga de torque inteligente 1,5N.m

 

Testemunhos

Os instrumentos de torque e de força Mecmesin são fáceis de usar, fiáveis e aumentaram significativamente a velocidade de desenvolvimento do design na empresa. A programação foi considerada intuitiva e as funções de cálculo e exportação de dados particularmente úteis, especialmente ao configurar programas para pessoal não técnico.

Engenheiro de Testes Responsável, Qualidade, Adlens