Força de extração de cabos e tubos

 

Especificação

A Roxtec é um grande fornecedor de vedantes para tubos e mangueiras, com base na Suécia. A empresa oferece uma solução de vedação adaptável, conhecida como Multidiameter™, ideal para qualquer abertura através da qual passem tubos e mangueiras, independentemente do seu tamanho. A solução tem por base módulos de vedação com camadas amovíveis, o que permite uma vedação perfeita. A Roxtec pretendia garantir a resistência contra forças de extração do seu sistema de vedação.

Uma característica importante do teste consistia em medir a força de retenção relativamente ao comprimento e ao tempo e permitir uma redução do tempo total necessário para a realização de cada teste.

cable retention strength.jpg roxtec05.jpg

Solução

O sistema de teste da Mecmesin 50-i de elevada capacidade controlado por computador constituiu a solução ideal para este complexo teste. Em virtude de para o teste de retenção ser necessário unir previamente um pedaço de cabo ou tubo ao sistema de vedação da Roxtec, o distribuidor da Mecmesin na Suécia (CA Mätsystem AB), concebeu e produziu um acessório especial de teste, capaz de acomodar diferentes tamanhos de estruturas de teste e várias espessuras de material de teste.

O acessório consiste num trólei de célula de carga auto-ajustável, fixado à travessa, no qual é fixada uma pega de tração, para o alinhamento natural durante o teste. A estrutura de teste, fixada à base do sistema, é também auto-ajustável e inclui uma extrutura inferior com localizadores, para a montagem rápida de amostras de teste. Uma estrutura de encaixe fixa a amostra, ajustando automaticamente para se adaptar à espessura do material. O acessório completo é, então, capaz de se ajustar horizontalmente, ao longo da placa de teste, e verticalmente, em linha com a célula de carga. Uma pega de tração resistente aplica uma força de tração no cabo, sendo todos os dados do teste registrados e mostrados graficamente num PC, através do software Emperor™. A inclusão do Emperor™ oferece à empresa informações de teste detalhadas e opções de interrogação de dados e de relatório, o que é usado para fins de investigação mais aprofundada e desenvolvimento, bem como de rastreabilidade histórica.


Sistema

  • MultiTest 50-i - estrutura de teste controlada por computador, com capacidade para 50kN
  • ILC-P 50kN
  • Acessório especial de teste

 

Testimunho

"Há já muitos anos que fazemos testes de extração, mas com o nosso novo equipamento, obtemos o resultado muito mais rapidamente e com maior exatidão. Podemos rapidamente preparar e realizar testes avançados e apresentar o resultado de uma forma mais precisa, tanto para os clientes como para os nossos colegas, que trabalham na investigação e desenvolvimento. O novo equipamento possibilita estudos da quantidade de força necessária para fazer um cabo ou um tubo começar a se mover dentro de uma vedação. O acessório de teste foi desenvolvido na CA Mätsystem AB (distribuidora da Mecmesin) na Suécia, especialmente para os produtos da Roxtec,para permitir um teste aprofundado de todas as soluções Roxtec já existentes. Todos os resultados são guardados numa base de dados, proporcionando um conhecimento alargado para futuros desenvolvimentos do produto, bem como informações úteis para os clientes e para os funcionários do departamento de vendas."

Patrik Cederholm, Engenheiro de testes e certificados, Roxtec International AB
 

Fornecido a

Roxtec International AB, Suécia